segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Maior flor do mundo desabrocha em Minas Gerais

A matéria a seguir foi publicada no dia 19 de dezembro de 2010.

É A PRIMEIRA VEZ QUE ESPÉCIE FLORESCE NA AMÉRICA LATINA

Maior flor do mundo exala um forte odor de carne podre
A flor fedorenta ou Amorphophallus titanum floresceu em Inhotim, Minas Gerais. Esta é a primeira vez que a espécie se desenvolve na América Latina. Plantada a partir de sementes enviadas ao curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves, há cerca de 10 anos, o material floresceu dentro da estufa recentemente inaugurada para a manutenção do material de pesquisa. O desabrochar desta flor é acompanhado com ansiedade pelos japoneses.

            No Brasil, curiosos podem agora fazer o mesmo. Uma rota especial para o viveiro do Jardim Botânico foi criada para levar o público até a planta, com custo de 10 reais. Quem preferir pode acompanhar tudo pela internet.

A flor...

           Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta. Além das flores, ela produz um forte odor de carne podre. De acordo com cientistas, ela serve para atrair insetos.



De acordo com cientistas, ela serve para atrair insetos. As esquisitices não param por aí. A planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. A flor é produzida a cada dois anos, depois dos 10-12 anos após a germinação da semente.


Disponível em:


Por Jacke Silva
 

Vocês Sabiam???

Como surge o bicho dentro da goiaba?

  Aquele “bicho de goiaba” na verdade são larvas de uma mosca. Elas chegam ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes de um inseto chamado mosca-da-fruta. Depois de fecundadas, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, como também de várias outras frutas, para colocar seus ovos lá dentro.
Com uma espécie de ferrão localizado no abdômen, a mosca-da-fruta rompe a casca e deixa seus ovos dentro do fruto. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Isso favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta. Para as larvas, esse processo é importante, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e facilitando sua respiração.
Quando a fruta cai do pé, a larva se enterra alguns centímetros no solo para continuar seu desenvolvimento no estágio de pupa, um período intermediário antes da metamorfose total. Após dez dias, ela finalmente vira uma mosca.
Pior que achar um bicho de goiaba é achar meio bicho de goiaba!
    A partir disso podemos refletir a importância de um trabalho com o bicho da goiaba.Coletar alguns frutos maduros e colocá-los em um vidro com um pouco de areia úmida em seu fundo,com a boca fechada com um pano, depois de alguns dias o bicho da goiaba abandona o fruto e se enterra na areia, formando um pequeno casulo (pupa). Cada pupa dará origem a uma mosca adulta que, após alguns dias, copulará e procurará frutas maduras para colar seus ovos. de cada ovo sairá uma pequena larva, que irá se alimentar no interior do fruto,quando passará a ser chamado de "bicho da goiaba."  
       A investigação com animais diversos serão importante na perspectiva de permitir que os alunos possam testa e rever seus modelos de reprodução.
 
A mosca-da-fruta pertence à família Tephrytyda
By Anderson Souza
Biólogos do Sertão

Referência Bibliográfica 
Nelio bizzo, ciências: fácil ou difícil ?
link : diáriodabiologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário