sábado, 14 de setembro de 2013

A beleza da Baleia-azul.

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é considerada o maior animal existente na Terra, podendo chegar a 27 metros de comprimento e pesar até 160 toneladas. Este mamífero foi muito caçado entre o final do século 19 e o início do século 20, principalmente pelo seu tamanho e qualidade. Hoje faz parte da lista dos animais ameaçados de extinção, sendo apenas algumas centenas nos oceanos da Terra.
Alimenta-se basicamente de Krill, uma espécie de minúsculos crustáceos que vivem em bando e nadam próximo a superfície das águas (figura 1). Uma baleia azul adulta pode comer até duas toneladas de krill por dia.
Figura 1. Mesmo tão grande a Baleia-azul se alimenta de pequenos animais, como exemplo Krill.
A Baleia-azul é o maior animal da Terra como já mencionado anteriormente. Ela é tão grande que cinquenta pessoas poderiam ficar na sua língua e um bebê humano poderia engatinhar através das principais artérias desse animal (figura 2).
O pulmão de uma Baleia-azul pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar. O volume total do sistema respiratório de um humano adulto é de aproximadamente 6 litros.
A Baleia-azul é a o animal mais ruidoso de todos. Elas emitem sons de baixa frequência que atingem 188 dB, que são mais fortes que o som de um avião a jato. Além disso, esses sons podem ser escutados a mais de 800 km de distância.
A baleia costuma ser um animal muito dócil que apresentam características próprias que nos fascina muito. Como outras espécies as baleias azuis não diferentes sofreram e sofrem ainda muito pela caça predatória de humanos que tem interesse na sua gordura e óleo já que apenas uma baleia pode render de 70 a 80 barris de óleo, além disso o osso da baleia tem grande importância econômica levando em conta a quantidade de queratina que tem recobrindo a pele. Bem antigamente esse animal era caçado apenas pelos méritos de caçar um animal tão grande e imponente como as baleias, porém a intensidade da caça aumentou muito. Além dos humanos as baleias azuis filhotes podem ser caçadas por tubarões e baleias orcas. Mas ainda assim é considerada por muitos uma predadora sendo que comem desde plânctons microscópicos a grandes peixes.
As baleias assim como nós humanos respiram por pulmões que são menores que guelras, têm um sangue quente e amamentam seus filhotes com leite, que bebem cerca de 50 galões de leite por dia, através de glândulas mamárias. As fêmeas podem dar apenas um filhote por vez e a ligação entre mãe e filho são extremamente forte, possuem uma gestação que dura de 11 a 12 meses.
Elas são encontradas em todos os oceanos do mundo, e dificilmente eram pegas por arpões de mão, porém com o passar dos anos foram aperfeiçoadas armas para enganarem esses animais e elas se tornaram suscetíveis à caça chegando uma época em que 29.000 foram mortas. Hoje elas são protegidas e sua caça é proibida já que sua espécie estava se tornando escassa. Esses animais são de uma inteligência incrível e de uma sensibilidade enorme apesar de seu tamanho assustador é uma beleza dos oceanos, a qual temos que ajudar do jeito que pudermos para a sua preservação.

PRESERVAR É A MANEIRA DE RETRIBUIRMOS À NATUREZA TUDO O QUE ELA NOS CONCEDE.
Por Jackeline Silva

Figura 2. Comparação da Baleia-azul com um grande barco.


Referências 

Baleia-azul. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/baleiaazul.htm Acesso 14/09/13 as 17h30min. 

Baleia-azul. http://www.bichosbrasil.com.br/baleia-azul/ Acesso 14/09/13 as 18h. 

Curiosidades sobre a Baleia-azul. http://rachacuca.com.br/curiosidades/6/curiosidades-sobre-a-baleia-azul/ Acesso 14/09/13 as 17h45min. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário